Bolo de Caneca – Receita Simples e Fácil, Veja Como Fazer

bolo de caneca

É uma apresentação nova para um dos doces mais tradicionais. Confira a receita do bolo de caneca.

O bolo de caneca é mais uma variedade no preparo de bolos. Fácil e rápido, ela faz a alegria dos pequenos: é uma iguaria bastante semelhante ao bolo tradicional, mas é servido em porções individuais e a criançada pode participar da preparação, criando-se, desta forma, uma brincadeira antes do lanche da tarde.

Existem produtos manufaturados disponíveis nos supermercados, mas a receita é praticamente à prova de erros e desastres. O bolo de caneca é mais uma opção para reunir a família e os amigos e desfrutar de um doce muito saboroso.

como fazer bolo de caneca

Bolo de Caneca

Ingredientes

A receita aqui apresentada para o bolo de chocolate de caneca. Ele pode ser servido na própria caneca ou em pratinhos de sobremesa. Para fazer uma porção, você vai precisar de:

  • um ovo
  • três colheres (sopa) de óleo
  • uma colher (chá) de manteiga em temperatura ambiente
  • quatro colheres (sopa) de farinha de trigo
  • seis colheres (sopa) de leite
  • quatro colheres (sopa) de açúcar
  • três colheres de chocolate em pó
  • uma colher (café) de fermento químico
  • granulado colorido ou de chocolate a gosto

Caso você pretenda utilizar achocolatado, retire uma colher de açúcar da receita, para que o bolo não fique muito doce e enjoativo.

O chocolate pode ser substituído por sucos de frutas (laranja, limão, maracujá, etc.) inclusive concentrados. Nestes casos, elimine o granulado e faça um glacê com açúcar e suco para a cobertura. A quantidade é sempre a mesma: três colheres de suco, e outras duas para a cobertura.

A receita deste bolo de caneca fica ainda mais saborosa com a adição de chocolate picado ou gotas de chocolate, que se derretem no momento da degustação. Também é possível acrescentar amêndoas e castanhas-de-caju picadas (apenas uma colher rasa, de sopa, por porção).

Não se esqueça: a caneca utilizada nesta receita deve ter capacidade de 300 ml e ser confeccionada com material adequado ao uso em forno micro-ondas.

bolo de caneca como fazer

Modo de preparo bolo de caneca

Comece a preparar o bolo de caneca colocando o ovo na caneca. Bata ligeiramente, para homogeneizar clara e gema.

Acrescente o óleo, o açúcar, quatro colheres de leite e duas colheres de chocolate em pó. Não deixe de mexer a massa enquanto inclui estes ingredientes.

Aos poucos, adicione a farinha de trigo e o fermento em pó. Leve o bolo de caneca por três minutos ao forno micro-ondas, em potência máxima.

A cobertura leva duas colheres de leite, a manteiga (que pode ser substituída por margarina, inclusive light) e uma colher de chocolate. Leve a mistura ao micro-ondas por 30 segundos, também em potência máxima.

Despeje a cobertura no bolo de caneca ainda quente e decore com o granulado.

bolo de caneca receita

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.