Bolo de Laranja – Receita Fácil e Simples, Bolo Fofinho

Esta é uma receita simples que alegra os cafés da manhã e lanches da tarde. Aprenda a fazer bolo de laranja.

O bolo de laranja é um dos mais tradicionais entre os brasileiros e a boa notícia é que existem receitas bastante simples para preparar esta iguaria. Ele também “salva a pátria” quando visitas inesperadas chegam à nossa casa.

Para muitas pessoas, abrir a porta e sentir o aroma de um bolo de laranja recém-saído do forno é equivalente a um abraço de mãe, mesmo que ela seja uma executiva, sempre com a agenda lotada e com muito poucos dotes culinários. Nestes casos, basta reunir alguns ingredientes e enfrentar tigelas, formas e fornos. O resultado é quase sempre muito bom, mas, lembre-se: a prática conduz à perfeição.

como fazer bolo de laranja

Bolo de Laranja

Ingredientes

Para fazer um bolo de laranja, você vai precisar de:

  • quatro ovos inteiros
  • duas xícaras (chá) de açúcar
  • duas xícaras (chá) de farinha de trigo
  • uma xícara (chá) de óleo vegetal ou 200 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
  • suco coado de duas laranjas (o equivalente a 250 ml)
  • raspas das cascas de uma laranja
  • uma colher (sopa) de fermento químico em pó

bolo de laranja

Modo de preparo bolo de laranja

Despeje no copo do liquidificador os ovos (não é necessário separar gemas e claras, mas o bolo fica mais fofo se as claras forem batidas em neve e acrescentadas apenas ao final da receita), o açúcar, o óleo ou manteiga, o suco e as cascas de laranja. Bata até obter uma mistura homogênea.

Coloque a mistura em uma tigela e acrescente aos poucos a farinha de trigo. Por último, inclua o fermento químico, que não deve ser batido com muito vigor.

Pré-aqueça o forno a 180°C, coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada (as com furo central são ideais). O bolo de laranja fica pronto em cerca de 40 minutos, dependendo da potência do forno. Não retire a forma imediatamente: espete a massa com um palito de dentes: se estiver no ponto, o palito vai sair sequinho.

Desenforme o bolo e regue-o com suco de laranja, para que ele fique mais úmido. Se preferir, bata uma laranja com três quatros de xícara (chá) de açúcar, para obter um glacê fácil e saboroso. O bolo de laranja já está pronto para ser servido, com uma caneca de chocolate (no inverno) ou um suco natural (nos dias quentes de verão).

bolo de laranja

Dicas úteis para fazer um bolo de laranja delicioso

Os mais caprichosos podem bater a manteiga com o açúcar em uma batedeira, acrescentar as gemas (uma a uma) e, em seguida, adicionar a farinha de trigo peneirada, para eliminar os grãos mais graúdos, comuns em todas as marcas disponíveis. Por fim, chega a vez das gemas em neve e o fermento.

Para garantir um bolo de laranja mais molhado, é importante fazer pequenos furinhos no bolo, com um garfo de sobremesa ou um palito.

bolo de laranja receita

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.