Bolo de Leite Ninho – Receita Fácil e Recheios para o Bolo

A Nestlé iniciou a produção no Brasil em 1876. O Leite Ninho é um dos carros-chefe da empresa e ingrediente para um bolo delicioso.

A Nestlé é uma empresa suíça, fundada em 1866. No Brasil, as fábricas produzem leite em pó, alimentos infantis, chocolates, bebidas refrescantes, achocolatados, flocos de milho, temperos e laticínios: são mais de 50 produtos. O primeiro item manufaturado foi o Milkmaid (traduzindo: “Leite Moça”), mas o Leite Ninho, lançado em 1922, faz muito sucesso entre os brasileiros.

Nestlé significa “ninho” em suábio, dialeto falado no sul da Alemanha. O bolo de Leite Ninho é uma surpresa agradável para comemorações e lanches da tarde. Trata-se uma receita fácil, que pode ser incrementada para fazer ainda mais sucesso.

bolo de leite ninho

Receita de Bolo de Leite Ninho

Ingredientes

Para a massa do bolo de Leite Ninho, você vai precisar de:

  • duas xícaras (chá) de açúcar
  • cinco ovos inteiros
  • uma xícara (chá) de leite fervendo
  • duas xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
  • uma colher (sopa) rasa de fermento em pó

Utilize sempre a mesma medida (no caso, a xícara de chá) para todos os ingredientes. Isto facilita a obtenção de uma massa homogênea e fofa.

Para o creme, é necessário:

  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • uma lata de leite condensado
  • dez colheres (sopa) rasas de Leite Ninho
  • uma lata de creme de leite
  • uma barra de chocolate branco picado

Como Fazer Bolo de Leite Ninho

Comece o preparo batendo as gemas com o açúcar, até obter consistência cremosa. No início deste procedimento, a mistura fica amarelada, clareando com a continuidade.

Acrescente o leite e em seguida a farinha de trigo, aos poucos, até que a massa comece a se desgrudar do fundo da tigela. Finalize o preparo do bolo com as claras batidas em neve e o fermento em pó.

Transfira o conteúdo para uma forma redonda ou retangular untada e enfarinhada (não use muita farinha) e asse em forno pré-aquecido, a 180°C, por 40 minutos, até que o bolo esteja dourado e seco (use o truque do palito de dentes: espete o bolo e o palitinho deve ser limpo).

bolo de leite ninho

Dica

Enquanto o bolo está no forno, comece a preparar o creme. Bata a manteiga e o leite condensado na batedeira, até obter ponto de fio (para saber se a textura está correta, coloque um pouco em um pires, espere alguns instantes e, em seguida, “puxe” um fio com a ponta dos dedos; o creme deve apresentar resistência, desgrudando-se “em fio”).

Acrescente o Leite Ninho e o creme de leite e continue batendo em velocidade média, até que a mistura esteja homogênea. Leve o creme à geladeira por 90 minutos, para que ele fique mais consistente.

Corte o bolo em duas partes, use metade do creme para rechear, cubra com a outra parte e decore o bolo de Leite Ninho com o restante do creme, usando uma espátula ou faca para alisar a superfície e as laterais. Por fim, polvilhe o chocolate branco picado. O bolo pode ser servido gelado ou em temperatura ambiente.

Variações

O bolo de Leite Ninho pode ser assado em uma espessura mais grossa e recheado em três camadas. Uma delas pode ser recoberta por creme de chantilly.

Faz muito sucesso substituir o chocolate picado por creme de amêndoas com chocolate. Basta levar três colheres deste creme ao forno micro-ondas por 30 segundos (em potência máxima), decore o bolo de Leite Ninho e finalize com morangos, coco ralado hidratado ou cerejas.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.